domingo, 12 de dezembro de 2010

Vídeo sobre o Bio na Rua

Vídeo produzido pro alunos e amigos da Biologia UFRJ como forma de divulgar o projeto. Filmado durante o Bio na Rua 2010. Obrigada a todos que tornaram isso possível!

http://www.youtube.com/watch?v=FdJKo0Gb924


Dona Chica (2006/2)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um olhar sobre o Bio na rua 2010.

Ver a Quinta da Boa Vista cheia em um domingo de manhã, realmente parece ser uma cena bem comum. Pessoas de um lado pro outro, crianças correndo, brincando, fazendo piquenique.      
Um grupo de pessoas se destaca no meio disso, arrumando biombos, mesas, cadeiras... Colando cartazes e arrumando coisas aleatórias. Quando uma faixa é pendurada, aquela pequena confusão parece fazer mais sentido. É o Bio na Rua, que estava prestes a começar.

Com tudo arrumado, as pessoas começam a se aproximar. Perguntam, questionam, se mostram tão interessadas que chega a impressionar.  São essas pessoas que fazem o Bio na rua. Seriamos tolos em dizer que o nosso evento é apenas de divulgação cientifica, o contato com o público é o que faz toda a diferença. Quando pensamos que estamos ensinando, na verdade estamos aprendendo. E bota aprender nisso! Se eu listasse tudo que ouvi desse meu primeiro Bio na Rua, esse texto ficaria bem maior.













Da para entender o gosto dos alunos por organizar, participar e querer sempre melhorar um evento como esse. Não é sempre (na verdade, infelizmente, é quase nunca) que vemos pessoas tão dedicadas e esforçadas divulgando ciência. Todo o trabalho é válido quando vemos cenas, como, uma criança com um sapo na mão, feliz da vida, mostrando para a mãe o que aprendeu ou olhando pela primeira vez em um microscópio e achando aquilo tudo muito diferente e divertido. 



                   



   E diria que para o público o Bio na rua seria conhecimento e diversão, e para nós...  Conhecimento e diversão.
            







Neca (2009/2)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que nós pensamos !


O Bio na Rua virou um evento muito importante para os estudantes de biologia da UFRJ. Muitos se empenharam bastante para que a cada ano mais pessoas participassem, não só no dia, mas durante toda a sua preparação!

Participe você também e entenda esse sentimento tão gostoso que nós temos de divulgar nossos trabalhos!


Não esqueçam ! 
O Bio na Rua será no próximo domingo, dia 17/10/2010, na Quinta da Boavista às 8:30am.




Lennon (2009/1): Acredito que o Bio na Rua é um evento que mostra para todos o caráter extensionista que o aluno da biologia UFRJ possui. Somente quem participa de um evento como esse, sabe o quanto orgulhoso você pode ser no final de um projeto bem sucedido.

  Tio Chico (2003/1): “De todos os eventos existentes hoje na Bio-UFRJ, o Bio na Rua é, com certeza, aquele que mais ajuda a responder às perguntas: O que faz o biólogo? Quais são as expectativas da população em relação à biologia? Estão sendo cumpridas? Por que esses conhecimentos nem sempre chegam à população? Como romper essa barreira? E ajuda mais a pensar nessas questões pelo simples fato de colocar quem tá dentro da universidade pra falar com quem tá fora, pulando o muro (no bom sentindo!) que isola a universidade da maioria da população.”





Alexandre Castagna: "Uma experiência fascinante de contato com diferentes idades, experiências e conhecimentos - preparada com esmero: diversas atividades em um clima livre, espontâneo e interativo - tudo para apresentar um cadinho de nós, com muita boa vontade e energia, e trocar, palavra fundamental, ganhando um sorriso largo e boas memórias de cidadania e descontração."


Via Show (2008/2): "O Bio na Rua é a melhor oportunidade de nós, biólogos, despertarmos na sociedade o interesse pelo que é feito dentro da UFRJ e quais são os benefícios proporcionados por todo este trabalho." 


 Severino (2006/1): "O Bio na Rua é um encontro bastante gratificante, em que temos a oportunidade de levar o conhecimento que construímos na Universidade para a sociedade. O contato e as trocas com as crianças e adultos são incríveis, contribuindo para a nossa formação como profissionais e cidadãos."

 Beavis (2005/1): “Participar do Bio na Rua e entendê-lo como parte da extensão universitária, é quebrar a distância do conhecimento científico acadêmico para o público em geral. É preciso encará-lo como um diálogo em que o visitante e expositor aprendem e ensinam um com o outro. Essa é maior lição que se pode tirar dele. Algo que nenhuma aula ou estágio em laboratório vai ser capaz de fornecer.”


Batman (2000/2): “Bio na Rua? É a concretização do idealismo.”




quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bio na Rua 2010!!!

   O Bio na Rua 2010 está chegando e junto com ele diversos trabalhos dos mais variados temas biológicos! É uma oportunidade de entender o trabalho de um biólogo, conhecer as mais diferentes formas de vida e se divertir com o bom humor dos que estão apresentando! Nessa história você é personagem essencial!

Onde? Quinta da Boavista, Avenida Pedro II, S/nº. Perto dos quiosques na direção do Zoológico. 

Quando? Dia 17/10/2010

Hora? 9:00 às 16:00

Quanto custa? Amor, animação e curiosidade!


Inscrição de trabalhos: enviar um email com o material necessário, nome do integrantes do grupo e título do trabalho para: bionarua@gmail.com

Créditos para Bec (4º período diurno).

Quem somos

    O Bio na Rua é um evento de extensão universitária organizado por estudantes de biologia. Para entender o projeto se faz necessário compreender o que é Extensão. A Extensão faz parte de um dos pilares da universidade pública, juntamente com o Ensino e a Pesquisa, sendo uma ação educativa, cultural e científica que articula o ensino e a pesquisa, viabilizando uma troca entre a universidade e a sociedade. 


Batuque de canecas no ENEB 2001, Florianópolis.
   A partir desse princípio, foi proposto nas reuniões ocorridas durante o ENEB (Encontro Nacional de Estudantes de Biologia) de 2001, em Florianópolis, a construção de uma ação direta e conjunta no Dia do Biólogo – 3 de setembro – em diferentes cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, o Centro Acadêmico da Biologia da UFRJ, com o apoio do Instituto de Biologia da UFRJ, realizou o primeiro Bio na Rua na Praça XV de Novembro, no Centro da cidade, um local de muito trânsito de pedestres, o que é essencial para uma ampla divulgação do papel do profissional biólogo na sociedade. Grupos de alunos e professores expuseram diferentes trabalhos, mostrando de várias formas um pouco do que fazem no seu dia-a-dia, seja nos laboratórios de pesquisa ou fora deles. 


   Hoje o Bio na Rua não é mais realizado obrigatoriamente no dia do Biólogo e não possui um lugar específico de realização. O evento já aconteceu na Praça XV de Novembro, Quinta da Boavista e Aterro do Cocotá (Ilha do Governador).

   Este blog foi criado com objetivo de divulgar cada vez mais o evento. Envie esse link para todos que conhecer, pois a qualquer momento a Biologia vai invadir as ruas do Rio de Janeiro, levando bichos que você nunca viu (e os que já viu também), plantas das mais apaixonantes, mitos e histórias inesquecíveis, sorrisos, bom humor e conhecimento. Você não vai querer perder!


É estudante de biologia de qualquer universidade do Rio de Janeiro e quer ajudar? Entre em contato conosco! Você é mais do que bem vindo!